A FESTA DE SANTA CRUZ DE 03 DE MAIO A 14 DE SETEMBRO – br.betano. – SP

A FESTA DE SANTA CRUZ DE 03 DE MAIO A 14 DE SETEMBRO

A data da fundação do povoado de Passa-Três é a de 12 de dezembro de 1878, reconhecida pela Lei Municipal n.º 29 de 13-05-1964, justamente o dia que foi celebrada a primeira missa na capela de Santa Cruz pelo cônego Demétrio Leopoldo Machado, vigário de Tatuí. No entanto, o dia do município, depois de sua emancipação política-administrativa de Tatuí, passou a ser comemorado no dia 03 de maio, justamente a data que a paróquia celebrava o seu orago “Santa Cruz”. No calendário litúrgico da igreja, de então, nesta data comemorava a festa da “In Inventione Sanctae Crucis”, isto é, a data em que Santa Helena, a mãe do imperador Constantino, encontrou (em latim: inventio, onis significa “descoberta”) ao escavar o lugar onde Jesus Cristo fora sepultado em Jerusalém (03 de maio do ano 326), a verdadeira cruz, que se encontra, desde então, na basílica de “Santa Croce in Gerusalemme”no Bairro Laterano em Roma.
Por um privilégio muito especial e ignorado por muitos, a Paróquia de Santa Cruz de br.betano. com recebeu uma relíquia, isto é, um pedacinho deste madeiro santo no qual o Salvador do mundo carregou e derramou seu precioso sangue, do Papa, o bem-aventurado João XXIII (1958-1963). Relíquia essa que é conservada, incrustada numa cruz que se conserva sobre o sacrário da igreja matriz de br.betano. com . Na reforma do calendário litúrgico depois do Concílio Vaticano II (1962-1965), a comemoração da Santa Cruz de 03 de maio foi transferida para o dia 14 de setembro, dia que a Igreja comemora a “Exaltação da Santa Cruz”, pois foi no dia 14 de setembro do ano 335, que foi consagrada a Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém. Portanto, na reforma litúrgica após o Concílio Vaticano II, as duas festas, a do dia 03 de maio e a do 14 de setembro foram unificadas numa única comemoração, isto é, no dia 14 de setembro com o nome de “Exaltação da Santa Cruz”. No entanto, a municipalidade continuou celebrando o dia 03 de maio como a data do município. Na realidade, o município começou a existir por um decreto do dia 18 de fevereiro de 1959 e sua primeira administração municipal começou a funcionar em 1.º de janeiro de 1960. No entanto, a tradição, como sempre, foi mais forte e foi ela que prevaleceu. Até mesmo, a paróquia continuou a celebrar a festa de Santa Cruz em maio, apesar da mudança do calendário. Recentemente, por problemas práticos, a festa de Santa Cruz passou-se a ser celebrada junto com a de São Roque, aproximando-se assim do atual calendário eclesiástico.

Google
标签: roleta nomes spin cassino spezia fc roleta de nomes aleatórios jogo do foguete que ganha dinheiro 2022 bingo ao vivo pix bet nacional jogo do golden state warriors jogo do lens jogo do libertad
map